JÚPITER

O Júpiter - A maior tradição do remo brasileiro

Na bela manhã de domingo de 10 de maio de 1936 foi formada na garagem do Club de Regatas Guahyba a guarnição de veteranos do Gig a seis "Júpiter". Seus idealizadores tinham por mira a prática do remo como esporte de recreação, para a manutenção do vigor físico e da jovialidade de espírito através do sadio companheirismo em íntimo contato com a natureza. A equipe original era formada por Carlos Endler, Cristiano Bohrer, Germano Wetter, Walter Stosch, Kurt Wetter e Edgar Barth e Oscar Heller (timoneiro).

Desde então, invariavelmente todos os domingos, seja inverno ou verão, os seis amigos saem. O roteiro usual vai da rampa do GPA até sua sede da Ilha do Oliveira. São levados no barco, em uma caixa, os apetrechos necessários para preparar o café. Na ilha, os remadores cortam a lenha, juntam gravetos e acendem o fogo para preparar o café-de-chaleira. Tudo pronto, a conversa corre rápida e desenvolta. Tudo é lembrado e há sempre um caso novo que alguém sabe e os outros desconhecem. No fundo de todas as conversas, o profundo amor pelo Guaíba.

Passados mais de 70 anos, o Júpiter continua emprestando seu entusiasmo e jovialidade aos domingos do GPA. Mais do que uma tradição da qual todos os amantes do remo se orgulham, o Júpiter é a prova maior de que o remo é um esporte apaixonante para todas as idades

ASSOCIE-SE
ASSOCIE-SE


ASSOCIE-SE

Raríssimas instituições têm uma existência de mais de 100 anos. Número menor ainda atinge esta marca fiel a sua missão e princípios.

 

Venha remar conosco!

Saiba Mais ›

GPA
Olá! Como podemos ajudar?